27 de agosto de 2010

Conclusões da nossa viagem

Durante 9 dias vivemos e convivemos entre palestinianos. Durante 9 dias falamos, rimos e até choramos com eles. E sabem que mais? Esses 9 dias e essas centenas de pessoas memoráveis e fantásticas serão sempre recordados por nós com saudade e alegria, por termos tido a felicidade de os vivenciar e de elas terem cruzado o nosso caminho.

Não temos palavras para agradecer tudo o que fizeram para garantir que a nossa viagem fosse inesquecível nem para descrever a emoção que sentimos ao nos apercebermos que a nossa visita à Palestina foi tão importante para eles como foi para nós.


Com esta viagem crescemos imenso a vários níveis, mas salientamos o nosso crescimento intelectual e como pessoas, pois à medida que os dias passavam respirávamos cada vez mais a cultura palestiniana, cultura essa extremamente interessante e bela.


É verdade que esta viagem foi muito pedagógica, mas foi principalmente um momento de reflexão para todos e a oportunidade de desenvolvermos a nossa sensibilidade e opinião acerca do Mundo, em especial acerca da situação que a Palestina atravessa actualmente.


Pudemos assistir a uma pequena parte do duro dia-a-dia que muitos palestinianos enfrentam e, depois de já estarmos previamente informadas através de várias horas de leitura e pesquisa, o facto de termos presenciado situações delicadas como os check-points israelitas e ouvido o testemunho de palestinianos acerca das suas vivências no conflito, alertaram-nos ainda mais para a urgência de paz no Médio Oriente, pois acreditamos que todos merecem ser livres.


Somos a favor do lema “Num conflito nenhuma das partes detém 100% da culpa ou 100% da razão”, mas fomos recebidos na Palestina de uma maneira tão afável e hospitaleira que também nós sentimos dor ao ver os palestinianos a sofrerem nesta situação tão instável.


Esperamos com o nosso blog despertar para a situação que a Palestina enfrenta e, quem sabe, deixar-vos com vontade de visitarem este histórico e, apesar do conflito, tão bonito país. Temos a certeza de que iriam ficar deslumbrados e impressionados. Nós, certamente, iremos voltar à Palestina assim que tivermos oportunidade!


Para finalizar a ideia do quão bem recebidas fomos, e depois de termos tecido vários elogios a este povo, queríamos acrescentar que em todas as associações e instituições que visitamos durante a nossa permanência na Palestina nos ofereceram sempre algo, desde refrescos e doces típicos a cachecóis e outros símbolos. Derrete o nosso coração saber que nos ofereceram o que podiam e, o que nos comoveu mais, foi o facto de até num campo de refugiados nos terem servido o que tinham de valioso: água.


A todos, a nossa forma de expressarmos a nossa enorme gratidão é continuarmos a defender a causa palestiniana.


Queremos também deixar aqui o nosso agradecimento ao MPPM, à Embaixada da Palestina e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina, bem como a todas as outras entidades que nos proporcionaram a nossa excelente viagem e estadia e todas as comodidades.


Assim concluímos, comprometendo-nos a lutar pela paz no Médio Oriente e do povo palestiniano e agradecendo a todos os que visitam o nosso blog.


 PAZ PARA A PALESTINA E PARA O MUNDO!









Se estão curiosos acerca deste assunto e desejam saber mais, deixamos-vos aqui alguns livros e sites que podem consultar e tirar as vossas próprias conclusões:
Livros:

Palestina - A Saga de um Povo, de Tariq Al-Khudayri


Grito & Eco, ensaios da Sr.ª Embaixadora a Delegada Geral da Palestina Randa Nabulsi


Sites:

MPPM (Movimento pelos direitos do povo palestiniano e pela paz no Médio Oriente)

Visit Palestine – Your guide to Palestine





3 comentários:

  1. Meninas,

    Quero começar por vos dar os Parabéns:
    - por terem vencido o concurso;
    - por se terem portado RELATIVAMENTE bem durante a viagem (por aquilo que ouvi hehehe);
    - por terem criado este blog;
    - por terem escrito este texto que, aparentemente simples, não deixa de trensmitir uma GRANDE mensagem.

    Era bom que todos começassem a pensar como vocês, talves....não, de certeza (!!) que o mundo estaria um lugar bem melhor do que aquilo que está hoje.
    Espero que nunca se esqueçam daquilo que viveram e, acima de tudo, daquilo que sentiram na Palestina e que durante a vossa vida possam fazer a diferença por onde passarem!

    Beijos às 3!

    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana!!
    Obrigada pelas tuas palavras!

    Ah! E tu também mereces os parabéns! Foste a primeira a comentar o nosso blog!! :D

    Beijos das três! :P

    ResponderEliminar