27 de agosto de 2010

3º Dia

24 de Julho de 2010



Acordámos bem cedo para visitar a cidade de Jerusalém, local de peregrinação para as três maiores religiões monoteístas do Mundo: Cristãos, Muçulmanos e Judeus.

Visitámos: Jerusalém, cidade onde se cruzam as três maiores religiões monoteístas do Mundo. Dirigimo-nos ao Monte das Oliveiras, onde visitamos a Igreja da Ascensão, a Igreja do Pai Nosso, a belíssima Igreja de Todas as Nações, vimos os cemitérios das várias religiões e ainda desfrutamos da vista sobre a cidade.
A seguir, fomos a um dos locais mais sagrados para os judeus, o tão falado Muro das Lamentações, onde pudemos observar alguns rituais desta religião e também nós dirigirmo-nos até ao muro.
Visitamos ainda o mercado árabe, a Via Sacra, a Igreja de Santo Sepulcro, e lá tivemos oportunidade de não só observar como também tocar e orar na pedra na qual a cruz de Jesus foi erguida, na rocha onde o seu corpo foi lavado e vimos o Seu Sepulcro. Fomos também ao Monte Sião, onde visitamos a Estátua da Virgem, colocada no local onde ela entrou em “dormição”, o túmulo do Rei David, segundo a crença dos judeus, apesar de outras religiões não concordarem que aquele seja o verdadeiro, e a sala da Última Ceia.


Conhecemos: O nosso formidável guia árabe, que tinha autorização para entrar em Jerusalém, apesar de a maioria dos árabes que vivem fora desta cidade não o poderem fazer.


Experiências: No muro das lamentações deparamo-nos com várias pessoas caminhando de costas, olhando de frente para o muro, enquanto se ausentavam e nós estávamos a caminhar normalmente pelo que sobressaltamo-nos ao pensar que poderíamos estar a ser rudes, mas quando chegamos perto do nosso simpático guia, ele explicou-nos que apenas os judeus mais religiosos praticam este ritual e que não havia problema nenhum em cristãos virarem as costas ao muro, desde que respeitássemos os que optam por não o fazer.
À noite, fomos jantar ao restaurante tipicamente árabe, chamado “Divine”, onde a comida era deliciosa, principalmente o pão. O grupo todo adorou o pão árabe, que era simplesmente divino! Também ensinamos os empregados de mesa a dizerem os nomes dos pratos em português!


Impressões: Jerusalém é uma cidade belíssima, onde pudemos encontrar em todos os recantos sinais e símbolos das várias religiões existentes no mundo. Jerusalém está dividida em quatro bairros: o dos cristãos, o dos muçulmanos, o dos judeus e o dos arménios, afirmando assim a grande quantidade de religiões e culturas existentes numa só cidade. Visitar Jerusalém foi um sonho tornado realidade, pois este é um centro extremamente importante para muitos, incluindo nós cristãs.


Fotos:
Na Igreja do Pai Nosso, junto da placa portuguesa.

 Vista de Jerusalém, a partir do Monte das Oliveiras, com a Mesquita Azul destacada na paisagem.

R a tocar na pedra onde a Cruz de Cristo foi erguida e C aguardando para fazer o mesmo.


R, C e A tocando na pedra onde o Corpo de Cristo foi lavado.

C, A e R em frente do Sepulcro

Sem comentários:

Enviar um comentário