27 de agosto de 2010

5º Dia

26 de Julho de 2010



A 2ª-feira, tal como todos os outros dias, foi bastante agradável, um dia meticulosamente planeado pela Juventude de Fatah.

Visitámos: a Cidade de Belém, mas especificamente a Igreja da Natividade e um campo de futebol financiado pelo Governo Português. Visitámos também uma parte do afamado Muro (que divide a Palestina de Israel), a Sede dos Serviços Secretos Palestinianos, um campo de Refugiados e um Campo de Verão para raparigas.



Conhecemos: alguns jovens pertencentes à Juventude de Fatah, que nos acompanharam ao longo do dia.



Experiências: Ao sairmos da Sede dos Serviços Secretos Palestinianos os militares que estavam à porta pararam o trânsito para nós atravessarmos a estrada! O que demonstra o quão acarinhados fomos. No Campo de Verão, as meninas gostaram muito nossa visita e até actuaram para nós com os seus “gritos de guerra”! Simpatizaram especialmente com uma de nós.



Impressões: Como não podíamos deixar de frisar, ficámos impressionadas com a generosidade e hospitalidade, a todos os sítios aonde íamos deram-nos sempre algo. No campo de refugiados, um local que tem imensas necessidades deram-nos tudo o que tinham: um copo de água! Ficámos muito sensibilizadas com este gesto, que faz jus ao um provérbio jordano: “O vizinho antes de nós.”. Um grande bem-haja!



Fotos:
C, R e A prestes a entrar na "Gruta da Manjedoura".

A tocando no local onde esteve a manjedoura de Jesus, na Igreja da Natividade.


C, A e R, com dois jovens da Juventude de Fatah.


A com algumas meninas do Campo de Verão.



Muro que separa Israel e Palestina. Chamamos atenção para o grafite do coração.


C e R no estádio financiado por Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário